Prometido para 2014, monotrilho da Linha 17-Ouro está 90% pronto e deve começar a operar em março de 2026

Monotrilho da Linha 17-Ouro está com 90% dos trabalhos concluídos e deve começar a operar O monotrilho da Linha 17-Ouro, prometido para ligar a região do Ae...

Prometido para 2014, monotrilho da Linha 17-Ouro está 90% pronto e deve começar a operar em março de 2026
Prometido para 2014, monotrilho da Linha 17-Ouro está 90% pronto e deve começar a operar em março de 2026 (Foto: Reprodução)

Monotrilho da Linha 17-Ouro está com 90% dos trabalhos concluídos e deve começar a operar O monotrilho da Linha 17-Ouro, prometido para ligar a região do Aeroporto de Congonhas ao sistema metroferroviário durante a Copa do Mundo de 2014, deve enfim entrar em operação em março de 2026, afirmou nesta terça-feira (11) Roberto Torres, diretor de engenharia e planejamento do Metrô. Segundo o Metrô de São Paulo, cerca de 90% das obras estão concluídas, e os trabalhos atuais se concentram nos acabamentos e na instalação de sistemas nas oito estações previstas nesta primeira fase. Nas plataformas, já é possível ver placas instaladas, escadas rolantes funcionando, portas de plataforma posicionadas e equipes realizando os ajustes finais antes da abertura. “As obras estão em torno de 90% concluídas. Hoje a gente está em todas as estações fazendo a parte de acabamento e implantação de sistemas”, afirmou Roberto Torres. A linha terá conexão com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na estação Campo Belo, e à linha 9-Esmeralda da Via Mobilidade, pela estação Morumbi, na Marginal do Pinheiros. A expectativa é a de que aproximadamente 30 mil passageiros utilizem diariamente a integração com a Linha 5-Lilás, na estação Campo Belo. No local, operários finalizam o caminho de baldeação que deverá direcionar o fluxo de quem estiver em transferência. Obras da estação vereador José Diniz da Linha 17-Ouro do Monotrilho. Márcia Alves/Metrô SP/Divulgação Mudança no projeto O projeto original da Linha 17 previa 18 quilômetros de extensão, conectando o Jabaquara ao entorno do estádio do Morumbi. A obra, no entanto, enfrentou paralisações, redução de escopo, aumento de custos e trocas de gestão ao longo de mais de 10 anos. Em setembro, o governo estadual autorizou mais uma alteração contratual, liberando R$ 30 milhões adicionais à construtora responsável. Segundo Torres, não haverá novos atrasos. “O nosso prazo é março do ano que vem, para abrir para uma operação controlada, em horários limitados, viagens controladas, para a gente identificar o perfil dos passageiros, para já a partir do segundo semestre entrar numa operação plena”, diz o diretor. Nenhuma das estações da Linha 17 terá bilheteria tradicional. Passageiros que não possuem cartão de transporte terão de usar totens de autoatendimento. Quando o projeto foi concebido, há mais de 15 anos, houve previsão para salas de bilheteria, mas os espaços não foram fechados e não serão utilizados. Novos trens Trens em teste da Linha 17-Ouro do Monotrilho, que começa a operar em março de 2026. Márcia Alves/Metrô SP/Divulgação Dos 14 trens previstos, seis já estão no pátio Água Espraiada, na Zona Sul. Cinco passaram por testes, realizados preferencialmente à noite. Os vagões seguem protegidos com plástico nos pisos e assentos até o início da operação. Cada composição poderá transportar até 616 passageiros e conta com bateria de emergência capaz de manter o deslocamento até o fim da viagem em caso de apagão. Como na Linha 4-Amarela, os trens foram projetados para operar de forma automática; inicialmente, porém, haverá condutores. As oito estações da linha 17-Ouro são as seguintes: Washington Luís Aeroporto de Congonhas Brooklin Paulista Vereador José Diniz Campo Belo Vila Cordeiro Chucri Zaidan Morumbi